Da Árvore do Cacau à Barra do Chocolate

Central de Atendimento
54 3282.1460

Inscreva-se para receber informações sobre este curso:

Inscrições: Até 5 de janeiro 2019
Aulas: Turma 1: 14 a 26 de janeiro 2019 | Turma 2: 11 a 23 de fevereiro 2019

Sobre: O curso é um intensivo de 2 semanas, em parceria com o Centro de Inovação do Cacau - CIC, localizado em Ilhéus (BA), e, visa apresentar a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, contemplando sua história, processos de produção agrícola de cacau e procedimentos pós-colheita; as técnicas para a produção de chocolate desde a amêndoa até a modelagem final do chocolate. Para saber mais sobre o CIC, acesse aqui

Certificação: Castelli Escola de Chocolataria

Público-Alvo: Empresários, gestores, profissionais da área da gastronomia, da confeitaria, interessados em empreender seu próprio negócio.

Carga horária: 88 horas
Modalidade: Duas semanas de imersão. Uma semana com imersão em fazendas de cacau e uma semana no laboratório de processamento da amêndoa de cacau e produção de chocolates.

Próximas turmas:
Turma 1: 14 a 26 de janeiro de 2019
Turma 2: 11 a 23 de fevereiro de 2019

Temas:

  • História da Produção de Cacau no Brasil
  • Cadeia Produtiva, Cultivo e Pré-processamento do Cacau
  • Seleção de Amêndoas, Entendimento da Qualidade e seus Principais Defeitos
  • Processamento da Amêndoa de Cacau e Produção de Chocolates e Derivados
  • Operações e Tecnologia Aplicada no Processamento do Chocolate
  • Práticas da Amêndoa a Barra - "Bean to Bar"

Professores:

Adriana Reis - Bióloga, com Mestrado em genética e biologia molecular e Doutorado na área de bioprospecção de microrganismos de fermentação, ela tem contribuído com a identificação e coleta de dados em toda a cadeia produtiva do cacau no Sul da Bahia por 10 anos, trabalho realizado tanto em campo como em laboratório. Sua experiência também envolve a aérea de boas práticas de produção e procedimentos de pós-colheita do cacau além do treinamento e capacitação de práticas sensoriais do cacau e chocolate. Atualmente é a gerente de qualidade do CIC – Centro de Inovação do Cacau -, na Bahia, onde atua na qualificação do cacau brasileiro como um todo, auxiliando produtores a acessar mercados diferenciados, especialmente do cacau fino e de alto padrão. É também, professora da Castelli Escola de Chocolataria, no curso de Pós-graduação Formação Profissional em Chocolataria Gourmet.

Arali Pedroso - Engenheira de Alimentos, especialista em cacau e chocolate, diretora técnica da JAF Inox, empresa fabricante de máquinas para produção de chocolates. Experiência internacional em projeto de equipamentos, linhas e plantas industriais desde a amêndoa até o produto final. Pesquisadora privada em técnicas específicas de processamento do cacau ao chocolate, e de sabores e aromas do chocolate gourmet brasileiro. Professora da Castelli Escola de Chocolataria, no curso de Pós-graduação Formação Profissional em Chocolataria Gourmet.

Jumar Pedreira - 36 anos de experiência na Indústria de Alimentos nas áreas de Marketing, Trade Marketing, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Serviços) e Inovação, com forte atuação em gestão de marcas e produtos, comunicação, lançamentos de produtos, pesquisas de mercado, desenvolvimento e design de embalagens. Idealização e implementação de estratégias em mídias sociais e marketing experiencial (cursos de culinária, gastronomia, panificação e confeitaria, feiras, eventos e ações de brand experience). MBA em Gestão e Engenharia de Produtos (USP, Escola Politécnica, São Paulo, SP), Pós-graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade dos Alimentos (UFBA, Escola de Nutrição, Salvador, BA) e cursos de especialização na USP - Universidade de São Paulo (Faculdades de Administração, Economia e História e IEB - Instituto de Estudos Brasileiros), FGV - Fundação Getulio Vargas (São Paulo, SP) e ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, SP). Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil. Exposição internacional pela participação em cursos, congressos, feiras e viagens de estudos na Europa, USA, Canadá, Rússia, Dubai, Argentina, Uruguay e Cuba. Professor do curso de Pós-graduação Formação Profissional em Chocolataria Gourmet da Castelli Escola de Chocolataria, e do curso de Pós-gradução em Gestão Estratégica de Marcas da Fundação Instituto de Administração (FIA), São Paulo/SP.

Investimento: Em razão dos diferentes Planos de Investimento oferecidos pela Instituição solicitamos que envie seu telefone ou contate conosco para que possamos esclarecer e demonstrar melhor as várias formas de pagamento do curso. Sob consulta: relacionamento@castelliescolachocolataria.com.br ou 54 3282-1460

Mínimo de 12 alunos. Vagas limitadas. Faça sua inscrição e garanta sua vaga. Confirmação de turma 30 dias antes do início das aulas.

PARCERIA:

Local de realização dos cursos: Ilhéus | Bahia
Confira a data de realização dos cursos no menu AGENDA