Blog

A importância da análise sensorial na qualidade da amêndoa e do chocolate

Por meio da análise sensorial, podemos identificar aromas e sabores específicos de cada amêndoa de cacau e de cada chocolate.

A partir dessa análise, conseguimos:
- identificar potencial de sabor para o chocolate,
- possibilidades de combinações para inclusões ou harmonizaçōes,
- e, algo muito importante, conseguimos identificar possíveis falhas nas etapas do pré-processamento (pós-colheita), do processamento da amêndoa de cacau ou do chocolate, cuja consequência são sabores e aromas desagradáveis.

Quem quer sentir amargor extremo, fumaça, excesso de adstringência, sabor e odor a pútrido ou mofo na sua amêndoa de cacau ou no seu chocolate?

Pois bem, com essa técnica conseguimos identificar defeitos, corrigir processos e buscar os verdadeiros sabores e aromas, originais do fruto cacau, em nossas amêndoas de cacau e nosso chocolate.

A análise sensorial é uma importante ferramenta para a avaliação de diversos parâmetros para a melhoria da qualidade do chocolate.

Para essa classificação, a nossa “máquina” de análise sensorial é composta pelos nossos sistemas sensoriais: olfativo, gustativo, tátil, auditivo e visual.
 
Desenvolver o sensorial é treino, muito treino dos sentidos. Com técnica e treino você pode ir melhorando sua performance sensorial.

Fim de semana, momento oportuno para você ir treinando e incrementando sua biblioteca sensorial! Aproveite!

O que você faz para melhorar sua performance sensorial?

Comentários

Conteúdos Relacionados

Nibs de Cacau

Nibs. São as amêndoas de cacau torradas e descascadas. Matéria-prima do chocolate de qualidade....
Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.