Blog

Castelli Escola de Chocolataria retoma aulas presenciais

Castelli Escola de Chocolataria retoma aulas presenciais em Canela/RS 

 

Depois de 2 anos atuando exclusivamente na modalidade online, 2022 traz a volta dos cursos e vivências presenciais em Canela/RS e em Ilhéus/BA. 

 

Viver cacau e viver chocolate debaixo dos cacaueiros nas fazendas de cacau e produzir chocolates a partir da amêndoa de cacau é sonho para os apaixonados por este alimento dos deuses, ainda mais quando o sonho envolve realização profissional. 

 

A Castelli Escola de Chocolataria, desde o seu lançamento em 2012, vinha atuando na modalidade 100% presencial, com muita prática nos laboratórios da Escola e vivências nas fazendas de cacau na Bahia. A chegada da pandemia acelerou os planos da oferta de cursos online, e em 2020 a Escola lançou cursos de curta duração na modalidade online ao vivo e online gravados, e na modalidade híbrida, parte online ao vivo parte presencial, o seu Programa de Formação Profissional em Chocolataria. 

 

A inciativa foi sucesso, pois permitiu que alunos de todo o país e de outros países também, que antes sonhavam em estudar na Escola mas não conseguiam em razão dos custos com viagens, pudessem acessar o conhecimento desejado.  Do norte ao sul do Brasil, Portugal, Equador, Espanha, Angola, Moçambique, são as origens dos alunos que configuram nas aulas dos cursos, diversidade cultural que enriquece as aulas. 

 

Mas a parte presencial nunca ficou de lado, apenas aguardando o momento mais seguro para a retomada. E, foi em clima de celebração que no dia 10 de janeiro a Castelli Escola de Chocolataria abriu as portas novamente em Canela/RS, depois de 2 anos exclusivamente no online, para seus alunos do Programa de Formação Profissional em Chocolataria. 

 

Uma semana intensa de atividades práticas, onde os alunos puderam aprender na prática desde o recebimento das amêndoas de cacau, classificação, parâmetros de torra, descasque das amêndoas (ou quebra e separação do nibs da casca), pré-refino, parâmetros de refino, conchagem, a temperagem e seus mistérios para obter um chocolate brilhoso e com snap (aquele barulhinho que o chocolate faz quando se parte ele), moldagem, resfriamento e desmoldagem. Muitos processos, muito foco, conhecimento e prática para ao final encantar o cliente. A próxima acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. A Escola receberá interessados em conhecer sob agendamento em razão do momento da pandemia.

 

Mas o retorno às atividades práticas da Escola aconteceu ainda em dezembro último na Bahia. De 6 a 10 de dezembro de 2021 a Castelli Escola de Chocolataria levou 20 alunos, vindos das mais diversas localidades do Brasil para a região do sul da Bahia, onde puderam vivenciar cacau intensamente. Desde a colheita, a quebra do cacau, a extração da polpa, a prova do mel de cacau debaixo do cacaueiro, a fermentação, a secagem e o armazenamento das amêndoas. “Conhecer o produtor de cacau, os processos de beneficiamento das amêndoas do chocolate na fazenda, estabelecer uma relação de confiança, de troca e de crescimento com ele é fundamental para a sustentabilidade na cadeia produtiva e a garantia da qualidade das amêndoas de cacau, por consequência do produto final, aqui, o chocolate”, explica Silvana Castelli - diretora da Escola.

 

“O chocolate vem fazendo uma trajetória similar a que o vinho, a cerveja artesanal, o azeite, já fizeram. No país onde o cacau brota em florestas tão abundantes, nossas Amazônia e Mata Atlântica, entre outras regiões cacaueiras, podemos ter um chocolate diferenciado, único por suas origens, inusitado por seus sabores e aromas, feito com poucos ingredientes, com foco na saudabilidade e na sustentabilidade. E aí temos um novo e belíssimo mercado. Um novo profissional, o chocolate maker ou o chocolatier brasileiro, um novo produto e um novo consumidor a conquistar o paladar para o chocolate de verdade”, complementa.

 

O Programa de Formação Profissional em Chocolataria oferece aos que sonham se aperfeiçoar ou mudar de carreira, os conhecimentos e as habilidades para empreender no novo negócio da área da chocolataria.  

 

Pioneiro e único no Brasil, o Programa conta com profissionais renomados nacional e internacionalmente na área da chocolataria.  Promove uma experiência de aprendizagem online com metodologias e conteúdos de ponta. E ainda, oferece vivências em fazendas de cacau e práticas de transformação do chocolate nos laboratórios da Escola.  A modalidade é híbrida, parte on-line ao vivo e parte práticas presenciais. O profissional pode escolher entre os 3 cursos que compõem o Programa, o que mais atende sua expectativa de formação:

 

- Formação e Gestão em Chocolataria Profissional, 305h

- Formação Profissional em Chocolataria, 212h

- Chocolataria da Amêndoa à Barra, 108h

 

Com o objetivo de formar gestores nos aspectos de gerenciamento dos processos de produção, de arte e de aculturação da chocolataria, e com vistas ao fomento do mercado do chocolate de verdade, os cursos apresentam a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, contemplando sua história, processos de produção agrícola de cacau e procedimentos pós-colheita; os fundamentos e técnicas para a produção de chocolate, desde sua microbiologia, higiene e legislação aplicada e respectivo processo de obtenção do chocolate; perspectivas para o profissional e para empreendimentos em chocolataria, a partir do conhecimento de tendências globais no mercado de chocolates finos para produção, comercialização e consumo; e, traz ferramentas de gestão aplicadas a um negócio em chocolataria.  

 

Todos os conteúdos, metodologias, práticas e vivências pensados, promovem um aprendizado repleto de interação, de práticas on-line e presenciais, além de vivências de campo, em visitas em fazendas de cacau, como  essa da Bahia que ocorrerá agora em dezembro,  e fábricas de chocolate.

 

A equipe de professores merece especial destaque aqui. Profissionais referendados nacional e internacionalmente, dentre eles: Adriana Reis, CIC - Ilhéus/BA, Arali Pedroso, Gencau - Tambaú/SP, Chloé Doutre Roussel, Madame Chocolat como é mundialmente conhecida, Paris/FR, Jumar Pedreira, SMSP – SP, Priscila Efraim, Pesquisadora Cacau Unicamp - SP. No site da Escola tem resumo de todos os professores que compõem essa jornada.

 

Ao longo do curso, é passado para os alunos também os equipamentos e utensílios necessários para o seu empreendimento, por meio de uma rede de contatos, de parceiros da Escola, que o participante poderá obter valores especiais por ser aluno Castelli. Assim como, uma rede de fornecedores de amêndoas de cacau de diferentes regiões do país.

 

Criatividade e hospitalidade recheiam o curso. Para começar, o aluno recebe em casa um Box Experience da Castelli com Avental e Bandana da Escola, e mais de 45 amostras de cacau, chocolate e derivados, a serem utilizados nas práticas on-line, isto porque o que a escola quer é trazer junto com o aprendizado, aroma e sabor de cacau e chocolate desde o início da formação. 

 

Interessados em empreender ou atuar na área promissora da chocolataria pode entrar em contato com a Castelli Escola de Chocolataria pelo e-mail relacionamento@castelliescolachocolataria.com.br, pelo whatsApp 54 99629-1474. 

Nas redes sociais @castelliescolachocolataria e no site www.castelliescolachocolaria.com.br estão essas e outras informações da Escola.

 

 

O que: Programa de Formação Profissional em Chocolataria

Vagas: Limitadas

Desconto 5% até dia 31.01

Contato: relacionamento@castelliescolachocolataria.com.br | 54 99629-1474.

Cursos: 

·       Formação e Gestão em Chocolataria Profissional, com 305 horas 

·       Formação Profissional em Chocolataria, com 212h

·       Chocolataria da Amêndoa à Barra, com 108h

 

Modalidade: Híbrida, parte on-line ao vivo, parte práticas presenciais

Aulas:

·       on-line ao vivo: 3 aulas semanais, com intervalo de uma semana a cada 3 semanas.

·       Práticas presenciais: semanas de imersão de práticas presenciais na sede da Escola em Canela/RS e 1 semana em Ilhéus/BA, opcional. Intervalo mensal entre as semanas.

Inscrições: abertas

Início das aulas: 25 de abril de 2022

 

 

 

SOBRE A CASTELLI ESCOLA DE CHOCOLATARIA

 

 

A Castelli Escola de Chocolataria completa 10 anos em 2022. Lançada em 2012, a escola foi um marco no Brasil por ter sido a primeira escola de chocolataria a apresentar um programa de formação que ensina o aluno a fazer chocolate desde a escolha da amêndoa de cacau, a modelagem final do chocolate até a gestão do seu negócio. Muitos novos empreendedores surgiram desde então. A Escola faz parte da história do cacau e do chocolate brasileiros, assim como da transformação da vida de muitas pessoas que migraram para o mundo do chocolate, tendo em vista esse novo negócio apresentado, possível e em significativo crescimento no Brasil e no mundo.

 

“Existe um mercado para novos profissionais, de um novo nicho, os chocolate makers, os chocolatiers, responsáveis por colocar no mercado no comércio um novo produto: o chocolate feito a partir da amêndoa de cacau, num processo de produção que utiliza poucos ingredientes, massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar, preserva os aromas e sabores originais dessa amêndoa no chocolate e que promove a cadeia produtiva de forma justa e sustentável”, coloca Silvana Castelli, diretora da Escola.

 

 

Comentários

Conteúdos Relacionados

Hospitalidade

Estamos chegando ao término de um ano, 2020. Visto na perspectiva dos números até parece simpático e equilibrado. Contudo, ele está longe disso....

E nasce o nome chocolate

Os Olmecas chamavam o cacau de KAKAW. O pé de cacau era chamado por eles de ”cacahuacuahutil”. ...
Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.