Chocolate e Qualidade
-
Editoria Chocolatear
-
26/06/2021
-
Sem dúvida alguma, a MATÉRIA-PRIMA é o ponto de partida quando falamos em produzir um chocolate de qualidade. E o cacau aqui claro é o ouro, a principal.
"De uma genética de cacau ruim é muito improvável fazer um bom chocolate mas com uma boa genética pode se fazer um chocolate muito ruim” (Adriana Reis).
Além da genética, cuidados no campo e na pós-colheita são partes importantíssimas com impactos diretos na qualidade do chocolate. Por isso, construir uma relação de confiança com seu produtor de cacau é primordial. Ele é o guardião da mata e o anjo que cuidará dos frutos!
A transformação do cacau em chocolate é longa e complexa.
É na fábrica que a mágica da transformação das matérias-primas acontece. E aqui, entra em jogo também o uso da TECNOLOGIA adequada.
E, é o CONHECIMENTO em todas as etapas que fará a diferença final na qualidade do chocolate. Expertise em reconhecer uma amêndoa de qualidade, em processos com parâmetros e índices que enalteçam os sabores e aromas do chocolate, e habilidades sensoriais para levar ao consumidor emoção em forma de chocolate!
Ainda temos os aspectos éticos e sustentáveis, que renderiam outro post.
E à qualidade associamos o gosto. Mas aí, também rende outro post, o gosto que é de cada um.
Aqui, procuramos trazer para você em linhas gerais o que se considera para buscar qualidade no chocolate.