Blog

Chocolate e Qualidade

Sem dúvida alguma, a MATÉRIA-PRIMA é o ponto de partida quando falamos em produzir um chocolate de qualidade. E o cacau aqui claro é o ouro, a principal.

"De uma genética de cacau ruim é muito improvável fazer um bom chocolate mas com uma boa genética pode se fazer um chocolate muito ruim” (Adriana Reis).
Além da genética, cuidados no campo e na pós-colheita são partes importantíssimas com impactos diretos na qualidade do chocolate. Por isso, construir uma relação de confiança com seu produtor de cacau é primordial. Ele é o guardião da mata e o anjo que cuidará dos frutos!
A transformação do cacau em chocolate é longa e complexa.
É na fábrica que a mágica da transformação das matérias-primas acontece. E aqui, entra em jogo também o uso da TECNOLOGIA adequada.
E, é o CONHECIMENTO em todas as etapas que fará a diferença final na qualidade do chocolate. Expertise em reconhecer uma amêndoa de qualidade, em processos com parâmetros e índices que enalteçam os sabores e aromas do chocolate, e habilidades sensoriais para levar ao consumidor emoção em forma de chocolate!
Ainda temos os aspectos éticos e sustentáveis, que renderiam outro post.
E à qualidade associamos o gosto. Mas aí, também rende outro post, o gosto que é de cada um.
Aqui, procuramos trazer para você em linhas gerais o que se considera para buscar qualidade no chocolate.

E investir em conhecimento, matéria-prima e tecnologia são o caminho!


Comentários

Conteúdos Relacionados

Dia Mundial do Chocolate

Chocolate! Quase que impossível falar essa palavra sem sorrir. Só de pensar, dá água na boca ou uma lembrança gostosa vem à...
Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.