Chocolate e Texturas
-
Editoria Chocolatear
-
30/08/2021
-
Sabe aquela sensação de chocolate derretendo na boca? Aquela cremosidade?
A textura de um chocolate pode ser sentida através do tato ou do paladar e muitas vezes percebidas com a visão. E diferentes texturas provocam diferentes sensações. Elas podem vir carregadas de sabor ou não.
O nosso sentido da visão impacta na percepção do sabor pois muitas vezes ao olhar para um chocolate crocante ou com inclusões de frutas ou nuts, por exemplo, já podemos imaginar a sensação que ele vai nos trazer. E todo mundo quer sentir a textura e o sabor perfeitos ao degustar um chocolate. A gente quer que nossas expectativas sejam atendidas!
O fato é que o ato de saborear um alimento, um chocolate, é uma experiência multissensorial. Ou seja, todos os sentidos exercem influência nesse ato (audição, tato, visão, olfato, paladar).
Em se tratando de produção de chocolates, a textura também é um indicador de qualidade. A quebra de partículas dos ingredientes que ocorre durante o processo de refino o torna mais agradável ao paladar, mais homogêneo, macio. A cremosidade que encontramos em muitos chocolates vem do uso da manteiga de cacau na formulação. Mas há quem prefira produzir um chocolate mais rústico, que dá a sensação de pequenos grãos de areia na língua. E há quem aprecie esta “rusticidade” no chocolate também. Então, apesar de todas as regras e normas, tudo é possível em se tratando de sensações e paladar.
Há quem prefira a crocância, a aspereza, a textura firme, que demora mais a derreter na boca. E há quem prefira a cremosidade, a maciez, homogeneidade.
- E você? O que prefere? Que textura de chocolate mais lhe agrada? Deixe aqui seu comentário!