C A S T E L L I  E S C O L A  D E  C H O C O L A T A R I A

Vamos Chocolatear?

A Castelli Escola de Chocolataria vem fazendo parte da história do cacau e do chocolate brasileiros e é uma referência nacional no seu segmento de atuação. Iniciativa inovadora e pioneira por ter sido a primeira escola de chocolataria do país a lançar um Programa de Formação Profissional em Chocolataria, abordando o Bean to Bar (da amêndoa à barra).

A Castelli Escola de Chocolataria foi idealizada pela Castelli Escola Superior de Hotelaria, Insituição de Ensino Superior-IES, credenciada no MEC no ano de 2000, hoje, IES certificadora. A hospitalidade, foco de atuação da Castelli Escola Superior de Hotelaria, é também legado da marca, uma vez que a hospitalidade é cultura na Escola e tema de estudos no Programa de Formação Profissional em Chocolataria.

Nossa missão é promover o chocolate,  tendo como paradigmas a origem, a saúde, a sustentabilidade, a criatividade, a inovação e a hospitalidade, por meio de um programa de formação, eventos e vivências em chocolataria.

Lançada em 2012 no Salon Du Chocolat em Paris, juntamente com representantes do cacau e chocolates brasileiros, a Castelli Escola de Chocolataria traz no seu portfólio um

  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CHOCOLATARIA com cursos de pós-graduação e cursos livres;  
  • CHOCOLATEAR com o objetivo de engajar e sensibilizar mais pessoas para o consumo consciente do chocolate, traz minicursos, seminários, workshops, imersões, vivências em fazendas de cacau, sessões de degustação e harmonizações.
  • CORPORATIVO, com cursos e assessorias In Company.

Em um ambiente acolhedor, com instalações diferenciadas para promover um aprendizado significativo, a Castelli Escola de Chocolataria recebe participantes de todo o país em busca de profissionalização no crescente mercado da chocolataria.

Onde estamos:

Em CANELA/RS está nossa sede oficial.

Em CURITIBA/PR, em recente parceria firmada, estamos na Unidade Educacacional da NUTRIMENTAL. Localizada em São José dos Pinhais, próxima ao aeroporto de Curitiba.

 

TEMAS QUE ADORAMOS E TRAZEMOS EM NOSSO PORTFÓLIO  

O gerenciamento dos processos de produção, de arte e de aculturação da chocolataria, com vistas ao fomento do mercado do chocolate;

A cadeia produtiva do cacau ao chocolate, contemplando sua história, processos de produção agrícola de cacau e procedimentos pós-colheita;

A história como inspiração e entendimento do negócio;

Os fundamentos e técnicas para a produção de chocolate, desde sua microbiologia, higiene e legislação aplicada e respectivo processo de obtenção do chocolate;

Perspectivas para o profissional e para empreendimentos em chocolataria, a partir do conhecimento de tendências globais no mercado de chocolates finos para produção, comercialização e consumo.

 

Com muito orgulho,

porque eles são referência e amam o que fazem,

alguns dos nossos professores, assessores, chefs chocolatiers e chocolate makers:

 

ADRIANA REIS – CIC – ILHEUS/BA

Bióloga com Mestrado em Genética e Biologia Molecular e Doutora em Biotecnologia na área de bioprospecção de microrganismos da fermentação de cacau. Possui vasta experiência na área de boas práticas de produção de cacau e chocolate e pós-colheita. Atualmente é gerente de qualidade do CIC – Centro de Inovação do Cacau onde atua na qualificação do cacau do Brasil, auxiliando os produtores a acessar mercados diferenciados.

ARALI PEDROSO

Engenheira de alimentos, especialista em cacau e chocolate, diretora técnica da JAF Inox, experiência internacional em projeto de equipamentos, linhas e plantas industriais desde a amêndoa até o produto final, pesquisadora privada em técnicas específicas de processamento do cacau ao chocolate, de sabores e aromas junto à universidades e empresas de grande porte, profissional voltada ao desenvolvimento do chocolate fino brasileiro.

CESAR DE MENDES - Chocolatier pesquisador de variedades nativas de cacau na Amazônia

Ele tem a habilidade de entrar na Floresta Amazônica para descobrir novas variedades de cacau e, a partir delas, desenvolver chocolates com sabores únicos. Nascido em

Macapá, no Amapá, é neto de judeus marroquinos, índios e quilombolas ribeirinhos. De Mendes, se formou em química industrial,  tem licenciatura em química e engenharia química, cinco especializações e dois mestrados. Presta assessoria desde 1990 na área, é professor e palestrante em congresso internacionais.

CHEF ALEXANDRE BISPO

Chef chocolatier e artista plástico, criador de esculturas em chocolates, com mais de 30 anos de experiência e dedicação no ramo, Bispo contribui significativamente com técnicas únicas aplicadas à chocolataria. Atualmente é chef chocolatier da Harald Chocolates, parceira da Escola com sua linha de chocolates finos Unique.

CHEF ANDREI MARTINEZ

Andrei Martinez é administrador de empresas, especializado em gestão de negócios, é empreendedor e, há mais de 20 anos, atua no setor de consultoria, especialmente com o SEBRAE. Em 2012 buscou uma nova especialização, resgatando uma paixão antiga pelo chocolate, e formou-se na primeira turma do curso Gestão de Negócios em Chocolataria Gourmet, da Castelli Escola de Chocolataria.
Chef Revelação em Chocolataria da Revista Sabores do Sul em 2016, iniciou as atividades da sua marca Andrei Martinez Chocolatier em 2013.

CHEF LUCAS CORAZZA

Lucas fez o seu primeiro curso de confeitaria com 16 anos e, desde então, nunca mais parou. O virtuoso escultor da confeitaria brasileira já trabalhou com chefs renomados como Henry Schaeffer, Alex Atalla, Bel Coelho, Sergio e Javier Torres e Mara Mello. Especializado em pâtisserie pela École National Superiére de la Patisserie, na França, e conhecidíssimo tanto por suas esculturas de chocolate requintadas como pelo rigor técnico. Como jurado do programa Que Seja Doce do GNT, ouvir Lucas dizer que “pagaria pelo seu doce” é das maiores honrarias que um confeiteiro do programa pode receber. 

Eimar Sampaio – FAZANDA M.LIBANIO – GANDU/BA

Engenheiro Agrônomo, com Pós-Graduação em Gestão de Empresa, Eimar Sampaio Rosa, profissional possuidor de larga vivência no cultivo do cacau,  conhecido internacionalmente no mercado do Cacau Fino. Professor na Castelli Escola de Chocolataria. Atualmente é Diretor Acionista na M. Libânio Agrícola S.A., Empresa Agrícola com mais de 90 anos de tradição e história na produção de cacau, cuja equipe de colaboradores possui grande habilidade e um vasto conhecimento no beneficiamento de amêndoas de cacau de alta qualidade, permitindo-lhe ser exportadora de “Cacau Fino” para o mercado da Europa e Estados Unidos. Localizada no sul da Bahia, no município de Gandu, possui 1.615,33 hectares de área total, onde se encontram 667,74 hectares de cacauais e 757,17 hectares de Mata Atlântica preservada. É ainda detentora de Certificações Rainforest Alliance e UTZ em função de uma gestão sempre focada nos aspectos sociais e ambientais. Eimar Sampaio participou ativamente em trabalho que levou o Brasil a ser reconhecido como pais produtor do “Cacau Fino”, além de estar sempre contribuindo em trabalhos que visam o desenvolvimento, a modernização e inovações no cultivo do cacau no Brasil.

JUMAR DA SILVA PEDREIRA – MARKETING - SP

33 anos de experiência na Indústria de Alimentos nas áreas de Marketing, Trade Marketing, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Serviços) e Inovação, com forte atuação em gestão de marcas e produtos, comunicação, lançamentos de produtos, pesquisas de mercado, desenvolvimento e design de embalagens. MBA em Gestão e Engenharia de Produtos (USP, Escola Politécnica, São Paulo, SP) e Pós-graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade dos Alimentos (UFBA, Escola de Nutrição, Salvador). Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil. Exposição internacional pela participação em cursos, congressos, feiras e viagens de estudos na Europa, USA, Canadá, Argentina, Uruguay e Cuba. Sócio - Diretor da MFSP Marketing. Professor do curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marcas da Fundação Instituto de Administração (FIA).

LUCIANA MONTEIRO

Engenheira de alimentos, Mestra em tecnologia de alimentos com ênfase em óleos e gorduras e Especialização em marketing de alimentos. Trabalhou há mais de 12 anos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Já passou por diversos países a trabalho ou estudo, o que a  colocou em contato com diferentes culturas e organizações. Um diferencial em sua carreira, pois para inovar é preciso se movimentar e respirar ares desconhecidos. Atualmente somada a minha bagagem técnica trabalho com ferramentas de inovação.

Priscilla Efraim – ENGENHEIRA DE ALIMENTOS – UNICAMP/SP

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos - Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou como Pesquisadora Científica no Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas, na área de cacau, chocolates e derivados, balas e confeitos, em projetos de pesquisa científica, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos, treinamentos e demais formas de transferência de conhecimento junto a agências governamentais de pesquisa e iniciativa privada. Atualmente é Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de frutas e hortaliças, obtenção de produtos derivados de cacau, do pré-processamento à obtenção de chocolates; pesquisas sobre o desempenho tecnológico de variedades de cacau para a produção de chocolates; polifenóis em cacau e chocolate, com ênfase em métodos para a manutenção dos compostos na etapa de fermentação; tecnologia de fabricação de produtos drageados; pesquisas de aplicação de ingredientes para a obtenção de chocolates e confeitos para fins especiais ou funcionais e desenvolvimento de produtos relacionados às áreas de atuação.

No Módulo Gestão:

Cláudio Kaiser

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática e Ciências pela Universidade de Caxias do Sul (1979), graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1982), especialização em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (l983 e mestrado em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Tem experiência na área de Matemática: Matemática Financeira, Cálculo Diferencial e Integral,Cálculo Numérico, Matemética Finita,Análise Financeira, Matemática Aplicada a Economia, Algebra, Estatística e Estatística Econômica, Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira.

Geraldo Castelli

A trajetória empreendedora, marcada pelo pioneirismo e inovação do professor Geraldo Castelli, fundador da primeira faculdade de hotelaria do país e autor de renomadas obras na área da hospitalidade, fez do seu nome uma marca de reconhecimento internacional. É autor de diversas obras renomadas no setor, entre elas, “Gestão Hoteleira” (2006) e “Hospitalidade na Perspectiva da Gastronomia e da Hotelaria” (2005). Formado em Economia pela Universidade de Fribourg, Suíça, país onde residiu por 7 anos. No dia 24 de julho de 1978, a primeira faculdade de hotelaria do país iniciou suas atividades acadêmicas. Foi um projeto pioneiro do empreendedor Geraldo Castelli, que, na ocasião, vinculou-o a uma universidade gaúcha para poder desenvolvê-lo. Foi diretor por quase 10 anos desta faculdade, quando então ousou e criou o Centro de Estudos Turísticos e Hoteleiros, em 1987, oferecendo o curso de Administração Hoteleira. Homem de visão, apaixonado pelo tema da hospitalidade e seguro de que a qualificação de recursos humanos na área era premissa básica para o desenvolvimento dos empreendimentos hoteleiros, mais uma vez empreendeu e criou no ano de 2000 a Castelli Escola Superior de Hotelaria, uma Instituição de Ensino Superior. O Professor Castelli recebeu o Prêmio Jabuti pela sua obra Hospitalidade – A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços em 2011.

Ivan Carlos Paludo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997).Pós-Graduação em Perito em Criação de Empresas pela ANFE- Ministério do Trabalho Italiano (2001) e Pós-Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (2003) e Mestrado em Qualidade e Serviços pela Universidade Federal do Ro Grande do Sul (2004) Atualmente é consultor organizacional e diretor - TRÍADES CONSULTORIA ORGANIZACIONAL LTDA.

Sérgio Antônio Nikolay

Possui graduação em Administração - Faccat Faculdades de Taquara (1992), graduação em Ciênciais Contábeis - Faccat Faculdades de Taquara (1993) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é Vice-Diretor Administrativo Financeiro (desde 2008) e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis (desde 2004), Coordenador Geral dos TCCs (desde 2006),  Professor e Consultor (desde 2000). Em 1999, constituiu a sua empresa de Assessoria e Consultoria, onde continua até hoje. É Perito Contábil desde 2001, credenciado pelo fórum de Igrejinha - Taquara e Gramado; Também Delegado do CRA-RS do Vale do Paranha.

Walmir Guntzel

Graduado em Administração – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Ulbra; Mestrado em Gestão de Negócios para Integração e formação de Recursos Humanos para América Latina. Atualmente é Coordenador  e professor do curso de Administraçãodas Faculdades Equipe de Sapucaia do Sul (2003); Professor e Facilitador Organizacional. Trabalha há mais de 30 anos com Recursos Humanos atuando em todos os Sub-sistemas.