Blog

Biblioteca sensorial!

Provar, provar, provar…. e sentir!


Quanto mais ampliada for a sua jornada nos aromas e sabores dos alimentos, das bebidas, da flora, dos cheiros estranhos e não tão agradáveis, maior será a sua capacidade sensorial para identificar cacaus, liquors de cacau e chocolates de qualidade.


Analisar cacau, amêndoas de cacau, liquor de cacau e chocolate requer muitos anos de muita prática desenvolvendo a competência sensorial.

Estar em campo, na roça, aguça os sentidos para descobrir aromas especiais e particulares de cada fruto, aqui o cacau.

Identificar potencial de sabor para um chocolate por meio da análise sensorial do liquor de cacau é trabalho árduo. As competências técnicas e sensoriais precisam estar afinadas!

E, quando chegar a vez chocolate, aí sim, hora que não dá pra errar ou ter dúvida. Afinal, nosso consumidor quer prazer na hora de consumir seu chocolate!

Nessa aula de Análise Sensorial, que acontece no Programa de Formação Profissional em Chocolataria, a expert Adriana Reis, propõe uma jornada interessantíssima aos alunos. O resultado, são eles avaliando liquor de cacau e chocolate, como nunca imaginado, ao final de 12horas práticas presenciais.

O que você tem feito para desenvolver seu paladar e aguçar os seus sentidos sensoriais?

Comentários

Conteúdos Relacionados

Cacau, Chocolate e Sustentabilidade

A sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau e do chocolate vai além de uma certificação. Os produtores de cacau precisam extrair de seu trabalho os recursos necessários para terem uma vida...

Cacau chega à Europa

Foi Hernán Cortês, 17 anos depois, o explorador espanhol que soube reconhecer o potencial do chocolate Asteca. A bebida era cara, considerado um produto de luxo exótico, consumida principalmente...
Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.