A Era do Chocolate de Verdade

Já tem uns anos que atuo com produção de chocolates, e eis que tenho escutado mais do que nunca, muita gente dizendo que produz chocolate de verdade. E para mim, a maior premissa da verdade é não ter mentira. Essa parece uma lógica indiscutível e que todos nós aprendemos quando criança que mentir não é legal... Não é?!

Mas quando o assunto é produção de alimentos... Eu tenho que dizer que me faltam horas para contar quantas pequenas mentirinhas nós temos por aí, pelas prateleiras.

Como engenheira de alimentos, tenho que dizer que durante toda a minha vida profissional, nunca vi uma empresa dizer que está mentindo para os seus consumidores, ou que está fazendo alguma coisa contra a lei. Uma empresa idônea, sempre atende a todas as normas estabelecidas. Porém, nem sempre cumprir as regras, significa ser ético e transparente com seus consumidores.

Quando estamos oferecendo um alimento, nós profissionais da área estamos com uma responsabilidade muito grande nas mãos. E para mim coloco 3 pontos em evidência:

1 – Nós precisamos que o nosso produto, em primeiro lugar, cumpra a função básica dele que é a de que alimentar uma pessoa;

2 - Também precisamos lembrar, que todas as escolhas que fazemos, como por exemplo, quais matérias primas usar, se vamos usar aditivos, fazer a troca de ingredientes caros, por outros de qualidade inferior, como controlamos a qualidade, todos esses pontos atingem o nosso consumidor, sem que ele saiba;

3 – E nosso consumidor na maior parte das vezes não conhece o que estamos oferecendo para ele. Ou por que ele não entende de todas essas “regras”, ou por que não contamos para ele.

A era da transparência na produção de alimentos chegou, e precisamos estar prontos para fazer boas escolhas, para produzir nossos chocolates. Precisamos oferecer alimentos que possam atender as expectativas do nosso consumidor, e respeitar a confiança que ele depositou, quando escolheu o nosso produto.

E você? Como toma suas decisões na hora de produzir seu chocolate?

Luciana Monteiro - Engenheira de Alimentos, Mestra em Tecnologia de Alimentos