A escultura como diferencial no negócio da chocolataria

A escultura de chocolate sempre vai ser uma atração em sua chocolataria. Ela adquire um papel fundamental no seu negócio, porque além de ser uma atração para seus clientes, expõe as novas tendências da temporada, que vêm na coleção do seu cardápio.

A ideia é apresentar texturas e cores na escultura, as mesmas que estarão retratadas na sua coleção de bombons, trufas e barrinhas. Um exemplo bem simples é olhar para os grandes desfiles de moda no mundo, onde os estilistas usam e abusam de cores, texturas, tecidos, em roupas que a gente fica se perguntando quem seria capaz de sair com esse traje na rua. Na verdade,o mais importante num desfile é apresentar o conceito, a mensagem por trás da coleção. A função dos desfiles é mostrar ideias dos estilistas para a próxima coleção. Portanto, o que vale mesmo são as cores, os tecidos, o comprimento das saias, o formato das mangas, o tamanho dos decotes e outros detalhes. Os desfiles são condutores da imaginação, criando vínculos entre o sonho e a realidade. Nesse sentido, o que eles querem é despertar nas pessoas o desejo por aquela marca e tudo o que ela oferece. Com as esculturas é a mesma coisa.

Mas o delicioso mundo do chocolate traz uma grande vantagem sobre as roupas do desfile de moda: conseguimos colocar texturas, cores, aromas e sabores. Sendo assim, a dica é usar e abusar da sua criatividade na hora de fazer uma escultura de chocolate, sempre inspirada na sua nova coleção. Numa nova coleção de NATAL, por exemplo, são sempre bem-vindas as cores verdes, vermelhas, brancas, douradas e, é claro, a cor natural do chocolate, para que seu público tenha a certeza de que foi feita à base de cacau. Texturas de alto e baixo relevo, formas geométricas, como bolas, retângulos e quadrados, formando peças decorativas e belíssimas caixas de presentes, também complementam essa identificação da data, da mesma forma que esses elementos devam estar de alguma forma expressados na sua coleção de bombons, trufas e barrinhas.

Já para divulgar esta escultura e sua nova coleção de bombons, trufas e barrinhas, que tal montar um cenário, produzir excelentes fotografias, programar uma sequência de posts para a divulgação em suas redes sociais, além de confeccionar material publicitário? Organizar um mini evento, no seu próprio espaço, com degustação e venda exclusiva para alguns clientes, ou enviar uma pequena amostra, para proporcionar uma experiência gustativa marcante e única, também são ações que podem funcionar bem. Em dias atuais, temos que nos reinventar, buscar alternativas para termos sucesso na estratégia.

Por fim, elabore e projete toda a sua coleção com base em uma história, de modo que ela possa ser contada e que seus clientes consigam se identificar. A escultura deve ser uma ATRAÇÃO em seu negócio e deve ser pensada de maneira que essa ATRAÇÃO possa somar. Em Paris, o chocolatier Patrick Roger, que tem uma rede de chocolataria e uma veia artística muito forte, sabe aproveitar como ninguém essa junção de coleções e esculturas em suas vitrines. Esculturas que são verdadeiras ATRAÇÕES à parte desse profissional referência e inspiração. Dê o primeiro passo, comece a produzir as suas primeiras esculturas, mesmo que sejam pequenas. Lembre-se que para ganhar uma maratona é importante dar o primeiro passo. E você vai ver que as esculturas vão se tornar uma grande aliada em seu negócio.

Vou pedir licença para abrir um parêntese e te contar uma pequena história que aconteceu comigo. No início de minha carreira, sonhava em aprender a fazer esculturas de areia, metal, madeira, pedra e outros materiais. Hoje, me dedico exclusivamente ao CHOCOLATE e tenho o privilégio de produzir esculturas de chocolate, uma matéria-prima muito versátil, fácil de derreter, endurecer e secar. Basta ter o domínio das técnicas. Em 2018, tive a honra de ser convidado para fazer uma escultura literalmente grandiosa: construir uma casa de chocolate com vários personagens e com todos os utensílios e aparatos de uma moradia... Ah, e em tamanho real. Assim que aceitei o desafio, montei uma equipe e mãos à obra. O resultado? O privilégio de fazer parte do Guinness book, com o recorde da MAIOR ESCULTURA DE CHOCOLATE DO MUNDO, com 10,488 kg de chocolate. Prêmio este que vai ficar para sempre na minha história de chocolatier e artista plástico.

Espero que este artigo lhe traga grandes inspirações e esculturas!

Alexandre Bispo
Chef chocolatier e professor da Castelli Escola de Chocolataria