A Importância da Gestão de Pessoas nos Negócios de Chocolataria
-
Walmir Güntzel
-
03/02/2021
-
As empresas e as organizações independente do seu
negócio e do seu tamanho dependem das pessoas que a constituem para atingir
seus objetivos e cumprir com suas missões. Para essas pessoas, as empresas
constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais.
Como sempre gosto de colocar, para que ambos
consigam seus objetivos, precisamos de ótimas empresas e consequentemente de
ótimos colaboradores. Para tanto, as estratégias de gestão de pessoas devem ser
claras, objetivas e de fácil compreensão a fim de que tenham sentido para as
pessoas. Visões aparentemente estratégicas podem perder sua riqueza e foco de
conteúdo e significado se forem muito amplas.
No entanto as estratégias por si só não garantem o
sucesso, por isso precisamos de um ótimo time com pessoas comprometidas e
competentes que serão responsáveis pela evolução dos projetos.
Uma ótima gestão de pessoas é aquela na qual o gestor
busca criar um elo entre as pessoas e as estratégias da empresa. Quer dizer,
busca o alinhamento do planejamento dos recursos humanos com o planejamento
estratégico da organização.
O gestor deve pensar o que pode e deve desenvolver
com ou para as pessoas de forma a motivá-las a alcançarem resultados
determinados. O gestor deve usar ferramentas para propiciar o comprometimento
dos colaboradores com a missão, a visão e os valores do seu negócio.
O gestor precisa saber e ser capaz de influenciar
não apenas o desempenho individual, mas também o da empresa, oferecendo
estratégias e ferramentas possíveis e que produzam resultados palpáveis em
todos os níveis hierárquicos.
Uma das grandes importâncias da gestão de pessoas é
estimular a construção de relacionamentos estáveis e confiáveis; ter
conhecimento suficiente acerca da empresa e dos seus setores para se engajar
nas discussões; certificar-se de que os sistemas operacionais da sua área estão
devidamente desenhados de forma correta; participar dos processos tanto de elaboração
como de execução das estratégias; conhecer a teoria e as ferramentas
necessárias para identificar e administrar um talento.
A área de gestão de pessoas tem que ser estratégica,
mesmo que para isso não seja exatamente "legal" ou agrade a todos os colaboradores
na empresa.
Nas instituições nas quais leciono frequentemente
acadêmicos me pedem para que seja seu coach,
porque querem trabalhar na área de Recursos Humanos. Adoro ser mentor, pois amo
esta área e não é por acaso que já atuo nela a 39 anos em todos seus
subsistemas e também 26 anos na academia. Mas gosto de ser direto com os
acadêmicos e sempre pergunto: “Por que você quer trabalhar em RH?”. Muitas
vezes, a resposta é algo parecido com “Amo trabalhar com pessoas,
desenvolvendo-as e ajudando-as”. Para o que costumo responder “Se é o que você
quer fazer, então você deveria trabalhar em operações ou gerência geral, não em
RH”. Geralmente essa é uma resposta que choca, mas eu sou honesto. A percepção
errônea de que a área de Recursos Humanos é um lugar super “legal” para
trabalhar e porque trabalhar com pessoas é dominante, e normalmente leva
o tipo errado de talento para essa função. Para trabalhar em RH você precisa
ter uma resiliência muito grande principalmente nos momentos de crise, porque
RH não é só alegria, tem seus bônus mas também há o ônus e isto sugere muito
conhecimento da área e principalmente de todos seus subsistemas.
Para ser sincero e honesto, ser legal é normalmente
uma expectativa e um requisito para trabalhar no RH. É difícil para as pessoas
imaginarem que seus colegas de RH não são pessoas “legais”. Mas eu penso que é
aqui que os profissionais se confundem. Eles veem colegas e líderes de RH como
“legais”, percebem que o negócio todo trata-se de ajudar pessoas, e por engano
assumem que ser uma pessoa “legal” é qualificação suficiente para a função. No
entanto, “legal” é apenas um ponto de partida – nem a princípio o suficiente.
Muitas vezes o justo, não é o legal.
O sucesso e/ou fracasso de toda e qualquer empresa
é com o time de colaboradores que ela compõe. Não existe milagre, toda empresa
de sucesso tem em seus colaboradores, independente do cargo que ocupam, pessoas
de sucesso e que ajudam a empresa a otimizar diariamente seus processos
buscando explorar ao máximo os investimentos, realizando o maior número de
funções de uma vez, sem perder eficiência e qualidade.
Para isso, é de extrema importância haver um planejamento por trás de cada ação, pois ele definirá as diretrizes que farão parte das estratégias do seu negócio, prevendo riscos, calculando resultados e criando alternativas para as possíveis consequências.
Abraços e até breve.
Prof. Walmir Guntzel.
Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Facilitador Organizacional.