A Suíça está na nossa mente como país referência quando o assunto é chocolate.
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Editoria Chocolatear
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03/09/2023
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A Suíça está na nossa
mente como um país referência quando o assunto é chocolates de qualidade. Isso
porque, ao longo da história, foi onde ocorreram inovações importantíssimas na
fabricação de chocolates e foi onde nasceram marcas hoje consumidas no mundo
inteiro.
- Daniel Peter ousou pela primeira vez colocar o leite no chocolate. Mas, em 1875, foi Henri Nestlé que conseguiu condensar e tirar a água do leite, criando assim a primeira barra de chocolate ao leite para o mercado
- Ainda na Suíça, em
1879- Rudolph Lindt, descobre a técnica da conchagem, conseguindo diminuir
acidez e melhorar a textura dos chocolates.
Foram fundadas, entre outras fábricas de chocolates, as famosas:
11 1819 –
Cailer (atual Nestlé), em Vevey
·
1826 –
Suchard 9hoje Kraft Foods),
·
1830 –
Kohler 9hoje Nestlé)
·
1836 –
Sprungli, em Zurique, sociedade dividida em Confiserie Sprungli e Lindt &
Sprungli, em 1892
·
1867 –
Peter (hoje Nestlé)
·
1879 –
Lindt (hoje Lindt & Sprungli)
·
1887 –
Frey (hoje Migros)
·
1899 –
Tobler (atual Kraft Foods, fabricante dos chocolates Toblerone, entre outros)
·
1901 –
Chocolat Villars
Esse país tem muito a nos contar sobre chocolate! Isso daria certamente um livro.
Ao longo do mês de outubro, estivemos na Suíça visitando a recém lançada Home Lindt of Chocolate, lojas de chocolates de Laderach e a Chocolate Store em Zurich, a Chocolat Villars em Fribourg, e recentemente ainda, visitamos a Cailler num passeio delicioso no Train Chocolat.
O mais lindo é ver o cacau se tornando cada vez mais o protagonista. As marcas mais industriais falando sobre origem, trazendo o consumidor a cultura do cacau, por meio de entretenimento, de experiências guiadas em lojas ou pelas embalagens dos novos produtos.
O chocolate artesanal, craft, tree e bean to bar, conquista novos consumidores todos os dias por oferecer chocolates ricos em sabor, aroma e texturas, em nutrientes, por valorizarem a origem, a sustentabilidade e a saudabilidade.
As marcas, independente de seus tamanhos, estão realmente atentas a essa que não é apenas uma moda, mas uma tendência que veio para ficar. Afinal, envolve cuidado com pessoas e planeta!