Boas práticas em chocolataria
-
Raquel Chesini
-
10/08/2020
-
Por que se preocupar com isso?
Com as Boas Práticas - BP implantadas garantimos a qualidade sanitária dos chocolates produzidos e consequentemente a segurança da saúde do consumidor, minimizamos as perdas durante o processo de produção, melhoramos a qualidade dos produtos, atendemos a legislação vigente e nos tornamos mais competitivos no mercado.
Mas afinal o que são as Boas Práticas?
As Boas Práticas são um conjunto de medidas a serem adotadas pelas empresas produtoras de alimentos com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos específicos.
No Brasil, a legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos. Nos estados e municípios os Serviços de Vigilância Sanitária Estaduais e Municipais estabelecem normas sanitárias complementares mais específicas, cabendo a estes órgãos a fiscalização das empresas produtoras e dos produtos produzidos.
Através da implantação das Boas práticas teremos um controle total do processo de produção do chocolate, com o objetivo de produzir um alimento inócuo, livre de perigos. Identificaremos os contaminantes alimentares, os perigos relacionados aos alimentos, e determinaremos todas as medidas preventivas cabíveis para o controle desses perigos durante todo o processo de produção, assegurando a qualidade total do produto.
É muito importante que as empresas produtoras de chocolate entendam a estrutura do programa de boas práticas que envolve a descrição detalhada, no manual de BP, dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) com o objetivo de atender os requisitos legais, incluindo os aspectos relacionados a estrutura física, higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle da potabilidade da água, manejo dos resíduos, controle integrado de vetores e pragas urbanas, manutenção preventiva e calibração de equipamentos, programa de recolhimento, higiene e saúde dos manipuladores de alimentos, capacitação do manipuladores de alimentos, documentação, registros e controle de qualidade do produto.
As Boas Práticas são uma ferramenta do sistema de gestão da qualidade, elas são pré-requisito para outros sistemas como APPCC (Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), estes sistemas preventivos garantem a inocuidade do alimento desde a produção primaria até o consumidor final, estando presente durante todo processo de produção e também na distribuição.