Cacau, Chocolate e Sustentabilidade
-
Editoria Chocolatear
-
21/05/2021
-

A sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau e do chocolate vai além de uma certificação. Os produtores de cacau precisam extrair de seu trabalho os recursos necessários para terem uma vida digna.
Estima-se que somente cerca de 6% das riquezas obtidas através do cacau ficam com o produtor, que muitos vivem em condições indignas, que muitos desconhecem o chocolate produzido pelo cacau que foi por eles colhido e que não possuem em sua maioria orientações para práticas de manejo nas suas propriedades, entre outras questões sociais alarmantes envolvidas.
Faz-se necessário rever práticas, processos e relações entre todos os agentes dessa cadeia. Assim, poderemos vislumbrar a preservação da biodiversidade, uma melhor produtividade e um aumento na renda das famílias produtoras de cacau.
Preservar as florestas e os rios nas áreas cacaueiras, e as boas práticas produtivas, ajudam a aumentar a produtividade.
E importante sempre lembrar: é o produtor de cacau que cuida do solo, da planta, que sabe a hora de colher e como beneficiar o fruto. Uma relação mais próxima com o produtor pode garantir uma colheita saudável e produtiva, trazendo melhores condições de vida às famílias que estão nessa ponta da cadeia.
A Gazeta do Povo de hoje, 21.05.21, traz que o Brasil tem descoberto na sustentabilidade ambiental uma forma de tentar ganhar espaço no crescente e competitivo mercado mundial de cacau, principal insumo para a fabricação de chocolate. A expectativa é que a produção mundial do fruto chegue a 4,8 milhões de toneladas no ciclo 2018/19 – 4% a mais do que na safra passada, segundo dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês).
Nesse crescente mercado, que movimenta o mundo, entender que a natureza precisa ser protagonista e os produtores guardiões respeitados desse templo Floresta ou Mata, são condições para um futuro próspero, digno e verde.
Sejamos profissionais da chocolataria conscientes e promotores dessa realidade.
#sustentabilidade #sustentabilidadenacadeiadocacau #cacau #chocolate #profissionaisemchocolataria #formacaoprofissionalemchocolataria #beantobar #confeitaria #gastronomia #consciencia #consumoconsciente