Cacau chega à Europa
-
Editoria Chocolatear
-
26/02/2021
-
OS AVENTUREIROS ESPANHÓIS.
O primeiro europeu a provar a bebida amarga e escura feita com cacau foi Cristóvao Colombo, em 1502. Mas foi Hernán Cortês, 17 anos depois, o explorador espanhol que soube reconhecer o potencial do chocolate Asteca. A bebida era cara, considerado um produto de luxo exótico, consumida principalmente por reis, nobres e hierarquias altas do clero.
O seu potencial alimentício e contra fadiga fez dele um super alimento para guerreiros. Vendo o valor econômico que o fruto tinha, Cortês logo percebeu que o dinheiro poderia crescer em árvores. Dedicou-se nos anos seguintes em plantações de cacau pelo Caribe. A exploração comercial desse “ouro líquido” ganhou a atenção dos colonos espanhóis que fizeram plantações no México, no Equador, na Venezuela, no Peru, na ilha da Jamaica e na ilha Hispaniola (hoje Haiti e República Dominicana). A partir desse momento as plantações se espalharam por todo o mundo, mas nesses locais de origem ainda está o cacau de valor mais alto.
Conhecer a história do cacau e do chocolate é uma forma de se conectar com a origem.
A cultura do cacau é uma fonte belíssima de inspiração para marcas e produtos.
O tema te interessa? Faz sentido para você? É fonte de inspiração para o seu negócio? Comenta aqui e vem descobrir mais conosco!
No Programa de Formação Profissional em Chocolataria, prof. Jumar Pedreira, @jumarsp_cacau, traz com maestria esse tema para nossos alunos.
#formacaoprofissionalemchocolataria #cursodechocolate #cultura #historia #empreendedorismo #novacarreira