Blog

Cacau e chocolate. Muitas possibilidades

O cacau e o chocolate já viajaram muito no tempo e através de continentes. México, Espanha, França, Suíça, Alemanha, África, Brasil, o mundo, e em cada lugar um novo episódio da saga do cacau e do chocolate. O cacau já foi considerado fruto ouro e o chocolate bebida dos Deuses. Chocolate já foi prazer somente dos nobres. Formas, técnicas e hábitos de consumo que até hoje se renovam.

O mercado dos chocolates não é diferente de outros mercados da área da alimentação. Esta área vive uma verdadeira revolução de uns anos pra cá. Assim como o café, o vinho, a cerveja e o azeite, o chocolate vem sendo objeto de novos estudos e pesquisas, de novas descobertas, novas possibilidades, novas profissões e novos produtos.

Quem trabalha na área sabe que as inovações tem sido constantes. O mundo das oportunidades em cacau e chocolate está em crescimento, como a gente vem abordando por aqui. E para você que gosta, já trabalha ou sonha em trabalhar com cacau e chocolate, existem muitas possibilidades profissionais, que vão da árvore à felicidade do consumidor. Aqui, algumas delas:

  • Ter sua própria fábrica de chocolates. E aqui, você pode ter loja física, venda pela internet, trabalhar com eventos, encomendas...Entre algumas possibilidades de modelo de negócio, citamos: (1) o modelo “Bean to Bar”, onde você é o Chocolate Maker e produz o chocolate a partir da amêndoa de cacau; (2) você produz chocolate a partir de uma massa de cacau eleita por você e cria seus produtos; (3) ou ainda, você derrete chocolate pronto de uma marca existente no mercado e também cria produtos diferenciados com recheios, coberturas, inclusões etc. Para quem fabrica chocolate a partir da amêndoa, ainda existem outras possibilidades de produtos, como cacau em pó, chocolate em pó, manteiga de cacau, nibs de cacau. 
  • Atuar em uma fábrica de chocolates, de pequeno a grande porte, como Chocolatier, onde você desenvolve receitas, ou atua na gestão da produção, por exemplo;
  • Abrir uma franquia de marca de chocolates já existentes;
  • Assessorar novos entrantes no mercado dos chocolates artesanais;
  • Se for confeiteiro, trazer o chocolate artesanal para suas receitas, agregando valor aos seus produtos; Se for da área da gastronomia, proprietário de restaurante, por exemplo, pode desenvolver seu próprio chocolate e comercializá-lo no restaurante e utilizá-lo em receitas.
  • Ser professor em sua escola ou em escolas;
  • Ser pesquisador em uma área específica atuando com pesquisa e desenvolvimento de produtos em organizações; Tornar-se especialista em degustação de chocolates e promover eventos e workshops na área.
  • Atuar com desenvolvimento de tecnologia para melhorar a performance produtiva dos chocolates;
  • Ter uma loja de chocolates multimarcas, onde você como expert, pode promover experiências diversas para o consumidor final, desde degustações até presentes personalizados.
  • Ter um negócio tree to bar, ou seja, que cultiva cacau produz chocolates a partir do seu cacau. Neste modelo, existe inúmeros produtos comercializáveis do fruto cacau: mel, geléias, licores, cachaça, etc.

Existe um grande leque de oportunidades neste mercado. A paixão move quem está nele. E também o esforço, a coragem, a dedicação e o aprimoramento constante! Tudo pra prosperar profissionalmente e ainda fazer o consumidor feliz!

Comentários

Conteúdos Relacionados

Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.