Chocolate: como escolher

Com o crescimento da oferta de chocolates finos, é natural que o consumidor, tendo mais acesso e mais informação, aprenda a diferenciar produtos com mais ou menos qualidade à medida que experimente produtos de qualidade superior. Claro, se ele valoriza qualidade.

Aqui trazemos alguns itens a serem considerados na hora de comprar um chocolate.

- Ingredientes: em primeiríssimo lugar. Basta olhar a embalagem. Aqui, falamos sempre, o cacau deve constar como primeiro ingrediente. Mas atenção! Não é qualquer cacau. O cacau comum dificilmente terá características de sabor e aroma agradáveis, a não ser que seja corrigido artificialmente. Então, a busca é pelo chocolate produzido com cacau fino (e com os devidos processos já mencionados em posts anteriores).

- Gorduras: chocolates de qualidade superior contém manteiga de cacau e não outras gorduras em suas formulações.

- Conservadores e aromatizantes: diminuem a qualidade do chocolate

Além disso, use os seus 5 Sentidos:

• Visão: verificar a aparência do chocolate, que deve ter brilho e textura uniforme
  • Olfato: o aroma inicial do chocolate deve ser de cacau. Não de aromatizantes.
  • Tato: o chocolate deve derreter suavemente na boca. Se isto não acontecer, ele provavelmente apresenta teor alto de gordura.
  • Audição: ao partir o chocolate ele deve fazer o famoso “snap”, características de um produto crocante e firme.
  • Paladar: o chocolate de qualidade deve trazer sabores equilibrados. Nada de amargor em excesso por exemplo.

Claro que, quanto maior o teor de cacau de um chocolate e quanto menos ingredientes adicionais, mais saudável ele é. Mas, isso é assunto pra outro post.

Ajudamos? Como você escolhe o seu chocolate?