Chocolate, mercado que cresce

O chocolate está presente em cerca de 73% dos lares brasileiros, ou seja, é um produto de alta aceitação no mercado.
Porém, o consumo per capita de chocolates no Brasil ainda é considerado pequeno (entre 2,2 e 2,7 kg/habitante/ano), comparado a países como Suíça e Alemanha (cerca de 8 a 9kg/habitante/ano). FONTE: ABICAB

Apesar de Suiça e Alemanha terem clima e alto poder aquisitivo como fatores relevantes para a média alta de consumo, estes comparativos mostram o grande potencial do mercado brasileiro de chocolates.

E aqui nossa atenção é no mercado dos chocolates finos ou premium.

O consumo de chocolates finos no Brasil tende a crescer de 8 a 12% ao ano, contra 5% do chocolate comum. Por outro lado, a fatia de mercado dos chocolates finos no Brasil representa menos de 5% do consumo do total produzido no país. Muito pouco, ainda!

A notícia boa: o crescimento da indústria do chocolate na última década tem sido impulsionado em grande parte pela conscientização sobre os benefícios do cacau para a saúde.
E graças a essa mudança de comportamento, o chocolate da amêndoa à barra está crescendo a partir de um movimento de busca por produtos menos industrializados, mais artesanais, seguindo o mesmo caminho de outros produtos como cerveja, azeite, café etc.

Cada vez mais o consumidor está atento à responsabilidade ambiental e social das marcas, à ética, à transparência. Ele busca conhecer a origem dos alimentos que consome, quem os produz, sua história, buscando identificação com valores como origem, sustentabilidade, que passam a ser pré-requisitos e não mais diferenciais das marcas.

O mercado dos chocolates finos, de origem, artesanais, tem muito a crescer sim, pois valorizam o cacau, o meio ambiente, as pessoas envolvidas, promovendo um mundo melhor, que é o que queremos.
Entendemos também que o chocolate industrial tem seu lugar na casa dos amantes do chocolate. afinal, cada um escolhe o que gosta, que pode pagar, ou que entende que é melhor pra si e pro mundo.
Estamos aqui para promover o consumo consciente do chocolate.

E você? Aposta nos chocolates finos/premium?