Blog

Chocolate, um vício

“Sou viciado em chocolate”!

Quantas vezes você já ouviu essa frase, que vem junto com aquele brilho no olho e um belo sorriso? 

Comer chocolates todos os dias, pode ser considerado um vício? Ou, seria um hábito alimentar?

Pra começar a nossa conversa, vamos entender o que é um vício.

Para a Psicologia, o vício é um mecanismo de fuga emocional em que o indivíduo obtém prazer e foge de sua dor. Existem infinitos tipos de vícios, que são prejudiciais em diferentes proporções. O que separa o vício de um hábito comum é justamente o prejuízo que este comportamento causa na vida da pessoa (Fonte: https://www.sbie.com.br/).

Pela definição, a palavra vício nos remete a algo ruim.

Mas, consumir aquele chocolatinho diário e de preferência com alto teor de cacau, menos açúcar e menos gordura, traz muitos benefícios comprovados à saúde (aqui também valem as versões açucaradas pra quem não resiste a um chocolate ao leite!).

O fato é que o chocolate é quimicamente irresistível. 

As sementes de cacau e, por consequência o chocolate, tem sido estudados por seus diversos efeitos à saúde.

Só para citar alguns desses efeitos no nosso cérebro:

  • o chocolate contém algumas substâncias estimulantes do cérebro como a cafeína e a teobromina. Além disso seu consumo aumenta os níveis de endorfina e serotonina.
  • contém também elevados níveis de andamida (neurotransmissor presente no cérebro) que associados com substâncias como a cafeína e a teobromina podem induzir a uma notável sensação de bem-estar, o que poderia estar relacionado à sensação de prazer que algumas pessoas descrevem ao consumir chocolate.
  • contém flavonoides compostos fenólicos encontrados em vegetais, que responsáveis por melhorar funções cognitivas, entre muitos outros benefícios comprovados à saúde.

E não só uma questão de química do chocolate, mas também de sensações! Sentir seus aromas, o derretimento na boca, a cremosidade, são prazeres que fazem bem pro corpo e pra alma!

E então, você consome chocolate com que frequência? Todos os dias?

Considera isso um vício ou hábito? Deixe aqui seu comentário pra gente! 


Comentários

Conteúdos Relacionados

Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.