Chocolate amargo ou intenso
-
Editoria Chocolatear
-
01/10/2021
-
Quem aí gosta de sentir o gosto amargo no chocolate?
Nós aqui, definitivamente, não gostamos.
Agora, se falarmos de chocolate com alto de teor de cacau, intenso, aí sim!
Mas é verdade que ficou na nossa legislação e na nossa cultura chamar o chocolate com teores de cacau maiores de: chocolates amargos e meio-amargos.
Na Europa temos o Chocolat Noir, nos EUA o Dark Chocolate, mas e porque aqui chamamos de Chocolate Amargo?
- Uma possível explicação, pode-se dever ao fato de que os chocolates eram feitos predominantemente com amêndoas de cacau africanos que por sua vez eram muito amargas. O que fazia com que as indústrias amenizassem o amargor fazendo blends com outras origens de amêndoas brasileiras, ou ainda mascarando sabores com produtos químicos, para tirar o amargor natural. Mas será essa a explicação?
- Ainda, outra possível explicação data de 1850. Por exemplo, na Alemanha o cacau só podia ser vendido em farmácias, pois era considerado remédio. Assim também as bebidas à base de ervas, chamadas de "bitter" (amargo em alemão). Depois que os produtos saíram da farmácia e foram para as prateleiras, o sabor amargo já tinha caído no paladar das pessoas.
- Ou será em decorrência ainda das origens ancestrais, das primeiras civilizações, onde cacau era uma bebida e amarga?
Hoje, o mercado de chocolate que promete a entrega de um chocolate de verdade, com ingredientes puros, e preservando sabores e aromas naturais das amêndoas de cacau, entrega um chocolate intenso e não amargo.
Pensando assim, podemos deixar os chocolates amargos no passado e de uma vez chamá-los de Chocolates Intensos, ou Chocolate 70%, 65%, e por aí vai?
Afinal, apetece muito mais olhar uma embalagem que promete um Chocolate Intenso 55% do que um Chocolate Amargo, não é verdade?