Chocolate Branco
-
Editoria Chocolatear
-
20/01/2022
-
E esse chocolate branco aqui na melanger enquanto refina! Pura expectativa de sabor, aroma e textura.
Para os amantes do chocolate branco, a qualidade da manteiga de cacau é fundamental, uma vez que é sua matéria-prima principal. Depois, claro, o chocolate maker, ou o chocolatier, poderá ainda incorporar a ele sabores e aromas variados, a depender da receita.
Mas, chocolate branco é chocolate? Há quem defenda que não. Aqui, a gente acredita que sim!
Vamos lá, segundo legislação - ANVISA, Resolução RDC nº 264, de 22/09/2005:
“…
Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.
Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.
…”
Ou seja, chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.
Agora, o que muda do chocolate branco para o escuro é o sabor, sem dúvida alguma. A gente reconhece no chocolate escuro o sabor do clássico chocolate, já o chocolate branco nos leva a outras sensações de sabor.
E, quando preparado com determinadas inclusões (baunilha em fava, frutas vermelhas, nibs, cúrcuma,entre outras), traduz-se num chocolate que pode sempre surpreender o paladar.
Qual seu preferido, o escuro ou o branco?
Na foto, chocolate em produção feito pelos alunos, semana passada aqui na Escola, em momento de práticas presenciais do Programa de Formação Profissional em Chocolataria.