Como Está a Produtividade da Minha Empresa
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Ivan Carlos Paludo
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22/01/2021
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A sobrevivência de uma empresa no cenário atual, de incertezas e mudanças contínuas, depende cada vez mais de sua capacidade de gerenciar seu recurso mais importante: o conhecimento. Uma empresa que investe permanentemente na qualificação e aprendizagem de seus colaboradores está preparada para enfrentar os desafios da concorrência cada vez maior.
Neste
sentido, a gestão empresarial de uma indústria de chocolates voltada para o
aumento dos níveis de qualidade, produtividade, assim como para a gestão do
conhecimento, é fundamental para toda empresa, independente de seu setor,
tamanho ou localização.
Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto
Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, há cerca de 9 milhões de micro e
pequenas empresas no País representando 27% do PIB, um resultado que vem
crescendo nos últimos anos.
Vivemos atualmente em um mundo tão globalizado,
que uma crise nos chamados “países ricos” ou “países industrializados” tem um
efeito dominó nos demais países.
Por isso, cada vez mais, para sobreviver no
longo prazo e ser sustentável, uma empresa precisa ser muito competitiva. Ser
competitiva significa que ela tem condições de competir com suas concorrentes,
ou seja, que oferece ao mercado produtos e serviços que tenham alta qualidade,
baixo custo e que sejam inovadores.
No entanto, a qualidade e a eficiência produtiva na indústria de chocolates são condições fundamentais para garantir a competitividade de uma organização diferenciando a empresa a impulsionar seu crescimento. Os países industrializados e alguns países em desenvolvimento já entenderam que a inovação na Gestão da Produção e da Qualidade será, daqui em diante, o principal pilar de seu crescimento. Hoje, cada dia mais empresas estão procurando se adequar ao novo sistema de demandas e ofertas, e o que procuram identificar como competir em um mercado exigente.
Existem 3 objetivos de desempenho para que a competitividade estratégica seja realizada, sendo elas: qualidade, buscando produzir bens ou serviços que atendam rigorosamente seus critérios e cujos os processos produtivos evitem refugo e retrabalho; flexibilidade um dos benefícios da manufatura, com a habilidade de adaptações no mercado, com capacidade de se adequar conforme evolui o negócio; confiabilidade, buscando valorizar os compromissos de entrega com cliente.
São
vencedoras as empresas que surpreenderam o mercado com produtos e serviços
novos e diferentes que nem os clientes imaginavam como possíveis. As empresas no
segmento de chocolates que tem sucesso hoje foram aquelas que reinventaram
seu setor na gestão de práticas de produção e qualidade no seu processo de
manufatura. Não somente as que apenas fizeram melhor, mais rapidamente, com
menos custo, mas que fizeram coisas fundamentalmente diferentes.
Na definição popular: “Produtividade é fazer mais com menos”. Em outras palavras, busca-se (+) resultado com (-) recursos:
· mais produto com menos desperdício;
· mais qualidade com menos reclamação;
· mais resultado com menos retrabalho;
· mais satisfação com menos prejuízos.
COMO BUSCAR PRODUTIVIDADE
Inicialmente começamos com o entendimento dos processos da empresa, tendo como objetivo detalhar todos os seus problemas e oportunidades, de preferência com o auxílio do próprio pessoal.
Sejam quais forem as mudanças necessárias, o
ambiente interno deve ser preparado pelos que acompanham o processo desde o
início, dando suporte para que os funcionários revelem sem constrangimento suas
carências a fim de facilitar a implantação dessas mudanças.
·
Controles de
documentos;
·
Absenteísmo;
·
Atrasos de
produção e entrega;
·
Desperdícios;
·
Redução da
ociosidade;
·
Paradas de
máquinas, etc.
·
Aparente:
facilmente identificável - luz, água, lixo, sucata...
·
Oculto:
existente nos processos de trabalho com o qual nos acostumamos, sem percebê-lo
como anormal.
Planejar e organizar o trabalho:
·
Manter os
equipamentos em perfeitas condições de uso;
·
Capacitar os
processos e equipamentos e treinar os operadores para fazer o certo sempre.
Melhorar continuamente produtos e processos:
·
Reduzir o
tempo de preparação das atividades;
·
Diminuir as
distâncias entre equipamentos e recursos;
·
Automatizar
as tarefas cansativas e promover rotatividade no trabalho;
·
Criar
procedimentos, controles e indicadores visuais do uso dos recursos e
equipamentos. Agregar valor a produtos e serviços:
·
Diminuir
custos com a melhor utilização do espaço útil.
Explorar a criatividade:
·
Sempre existe
uma nova forma de melhorar a execução de um tarefa;
·
Pergunta-se
sempre: “Por que fazemos assim?” e “Como podemos fazer melhor?”;
Preocupar-se com o ambiente de trabalho:
·
Desenvolver
um ambiente de trabalho harmônico tanto no aspecto físico ou quanto no
relacionamento com os colegas (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de
amizade e confiança);
·
O trabalho
ordenado proporciona sempre melhores resultados.
Preocupar-se com treinamento e qualidade
profissional de todo o quadro de funcionários:
·
Investir na
formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos e
atualizações tecnológicas);
·
Valorizar o
profissional, afastando-o do medo e da insegurança e propiciando o conhecimento
de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em
grupo, feiras).
COMO
BUSCAR A QUALIDADE
Estar em sintonia com o cliente:
·
Tudo tem
início com o cliente, o fiel da balança de nosso sistema de qualidade. Dele
depende a perpetuação de nosso negócio.
Solucionar rapidamente os problemas:
·
Falhas
detectadas em produtos, processos ou serviços devem ser prontamente
solucionadas, principalmente se estiverem afetando diretamente o consumidor;
·
Planos
emergenciais que protejam o cliente fazem parte de um sistema eficaz de
atendimento.
Elaborar e cumprir padrões:
·
Padrões e
procedimentos propiciam a organização dos processos e demonstram os níveis de
organização da empresa.
Para
finalizar deixo esta mensagem de um grande executivo e gestor da produção:
“A competitividade de um país não começa nas indústrias ou
nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.”
IVAN CARLOS PALUDO - Consultor Organizacional, graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica