E nasce o nome chocolate
-
Editoria Chocolatear
-
19/02/2021
-
>> O Chocolate Através dos Tempos <<
As civilizações antigas tinham seus próprios idiomas. E tinham palavras difíceis de pronunciar.
Os Olmecas chamavam o cacau de KAKAW. O pé de cacau era chamado por eles de ”cacahuacuahutil”.
A palavra “xoco” para os Astecas, outra civilização antiga, significava amargo.
Atl significava água, então, xoco + atl = xocoalt. Água amarga!
Pois é, foi aí que tudo começou. O chocolate era uma bebida, nutritiva, amarga, pois não continha açúcar ou qualquer outro ingrediente.
O chocolate nasceu líquido e amargo!
A palavra para a bebiba chocolate é cacahuatl (cacau água), para os Astecas e chocol haa (água quente), para os Maias;
No decorrer do século XVI, os espanhóis começaram a usar a nova palavra chocolatl, com sons Astecas, transformando aos poucos em chocolate, um neologismo espanhol derivado de uma palavra que nunca foi Asteca, porém porém com tom náhuatle (umas das línguas faladas pelos mesoamericanos).
Conhecer a história do cacau e do chocolate é uma forma de se conectar com a origem A cultura do cacau é uma fonte belíssima de inspiração para marcas e produtos.
O tema te interessa? Faz sentido para você? É fonte de inspiração para o seu negócio? Comenta aqui e vem descobrir mais conosco!
#historiaeculturadochocolate
#formacaoprofissionalemchocolataria #chocolatesfinos #cacaufino #beantobarchocolate #daamendoaabarra #beantobar#cacaudobrasil #cursodechocolate #chocolatebrasileiro #empreendedorismocomchocolate #chocolatedeverdade #chocolatear #chocolatearbrasil #chocolataria#chocolate #chocolatedaamendoaabarra#consumoconsciente #gastronomia #nutricao #engenhariadealimento s#melhoresprofessores #chocolovers