Blog

História, pura inspiração


A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

O contato com civilizações nos auxilia a aprofundarmos e descobrirmos muito sobre diversos contextos históricos e culturais, inclusive alimentares.

Com o cacau, que sempre teve grande valor dentro da culinária mesoamericana, não é diferente.

Acreditamos que esse importante elo entre historia, origem e evolução pode ser a base para a sua inspiração.

Essa foto, tirada em uma de nossas aulas sobre a História do cacau, temos ao fundo o Popol vuh, que quer dizer “livro do conselho” - livro sagrado dos maias, cuja parte da narração é citado o cacau como alimento.

À esquerda, o Metate, um utensílio de pedra dos olmecas, maias e astecas, utilizado na moagem de milho e cacau.

À direita, o Molinillo, um tipo de batedor doméstico, empregado na preparação de bebidas como o chocolate quente.

Um pouquinho do que será a aula Dos Olmecas ao Bean to Bar, com Jumar Pedreira, para quem começa a Formação Profissional em Chocolataria no próximo dia 25.

Você também se inspira com a história e a cultura dos povos?

Comentários

Conteúdos Relacionados

Da árvore à felicidade do consumidor

Do campo à mesa, da terra ao prato, da amêndoa à barra, da árvore à barra, e por aí vai. A gente, aqui na escola, gosta da abordagem “Da árvore à Felicidade do Consumidor”....

Nibs de Cacau

Nibs. São as amêndoas de cacau torradas e descascadas. Matéria-prima do chocolate de qualidade....
Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.