Blog

O encontro do chocolate com a Páscoa

A Páscoa é uma antiga festividade do ano litúrgico cristão, repleta de símbolos e celebrações. E os produtos de chocolate são símbolos modernos e associados a presentes.
 
E como aconteceu este encontro da Páscoa com o chocolate ou melhor, com o ovo de chocolate?

A tradição de presentear com ovos decorados ocorria há milhares de anos para celebrar a primavera e a deusa da fertilidade. Nas civilizações antigas, o ovo era um poderoso símbolo de fertilidade e renovação.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da primavera foi integrada à Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um
símbolo da ressurreição de Cristo. Simboliza a vida, nascimento, ressurreição e a força do universo, carregando esses significado das antigas
culturas. 
 
Os ovos de chocolate têm origem com os pâtissiers franceses, por volta do século XVIII. Eles esvaziavam os ovos de galinha e depois os recheavam com chocolate, finalizando com pintura por fora.

Um século depois, o costume evoluiu até chegar à fase da indústria do chocolate, tal como é hoje, quando os primeiros ovos de chocolate foram produzidos na França e na Alemanha. Os ovos de antigamente eram maciços, além de amargos e de textura ásperas, granulada.

Foi a partir de 1828 que o sabor e a textura lisa e aveludada do chocolate tornou-se realidade com a invenção da prensa para separar a manteiga de cacau da pasta pura, criada pelo holandês Coenraad van Houten.
 
Gostou? Vem conhecer mais com a gente! Este é um dos tantos temas das aulas de História e Cultura do Cacau e do Chocolate, com o professor Jumar Pedreira.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.