Blog

O que é que o brigadeiro tem

Cremosidade, doçura, simplicidade, sabor de chocolate, lembranças de infância? O brigadeiro tem tantos adjetivos! De todas as receitas com chocolate, ele é praticamente unanimidade nacional e tem um dia só dele! 10 de setembro, se comemora o dia do brigadeiro. 

Mas de onde ele vem? Onde surgiu o brigadeiro?

Supostamente o doce teria recebido o nome “brigadeiro” na década de 40, em homenagem ao então candidato à presidência da república, o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na época, o docinho era vendido por mulheres em comícios. O dia 10 de setembro é o exato dia em que o doce foi apresentado ao candidato, que inclusive tinha como lema de campanha: “Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro.”

Na mesma década de 40, após a Segunda Guerra Mundial, a crise do leite forçou a busca por ingredientes alternativos na cozinha brasileira, quando então o leite condensado começou a ser usado na confeitaria para substituir a mistura de leite e açucar.

Há versões sobre o surgimento do brigadeiro na década de 1920, com o nome de “negrinho”, que inclusive ainda hoje permanece em uso no Rio Grande do Sul. Fala-se ainda que o tradicional docinho brasileiro já era associado às marcas Leite Moça e Chocolate do Padre quando começou a fazer parte dos cadernos de receitas das nossas avós. 

O fato é que, independente da verdadeira história, o brigadeiro é o doce brasileiro mais amado, marcando presença na imensa maioria dos aniversários infantis.  

E, ao longo de sua existência, foi ganhando novos ingredientes em suas receitas, além do tradicional chocolate em pó, leite condensado e manteiga. Há quem prefira o brigadeiro com cacau em pó, que deixa o sabor mais intenso de chocolate. Há quem goste da doçura. Há quem adicione outros ingredientes para sentir outros sabores. O que vale é a sua versão preferida. 

E a nossa versão de brigadeiro pra comemorar esse dia é uma receita do chef Alexandre Bispo super cremosa. Simplesmente faça e depois conta pra gente o que achou.

Bom proveito!! 

RECEITA DE BRIGADEIRO, POR ALEXANDRE BISPO: 

Ingredientes:

500 g de leite condensado    
30 g de manteiga sem sal    
20 g de cacau em pó 100%    
20 ml de licor de chocolate    
60 g de chocolate intenso    
30 g de creme de leite
Granulado para decorar

Preparo:

Misture, em uma panela, o leite condensando, a manteiga e o cacau em pó. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que forme um creme consistente. Quando o creme formar uma massa de brigadeiro, adicione o licor de chocolate e cozinhe um pouco mais. Agregue o chocolate, sempre mexendo. Junte o creme de leite e deixe cozinhar um pouco mais.
Colque a massa sobre um prato untado com manteiga sem sal e pincele levemente a massa de brigadeiro com um pouco de manteiga sem sal. Quando a massa esfriar, cubra com filme PVC, e guarde para modelagem no dia seguinte.

Modelagem:

Modele bolinhas com 20g cada e passe sobre os granulados.

Rendimento:

33 unidades de 20g cada.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Utilizamos Cookies Essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.