PLANO DE NEGÓCIOS E ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA

A vida de cada um de nós é constituída por uma sucessão de situações que muitas vezes há que se optar. Uma destas é escolher pela busca de um trabalho remunerado ou se remunerar de seu trabalho. O medo às mudanças muitas vezes intimida a escolher entre essas opções. De ambas formas o sucesso, em qualquer tipo de negócio, geralmente é obtido com muito trabalho. Ainda tão importante na vida, é a mudança que leva ao desconhecido e deixa vir à tona problemas, e na busca de suas soluções desenvolve-se novas ideias, deixando a mudança como fator elementar para evolução do modo de vida atual.

A criação de novos empreendimentos tem sido uma alternativa encontrada por um crescente número de pessoas, principalmente no momento em que vivemos, que buscam a abertura de seus próprios negócios como fonte de renda, de forma a alcançar a independência financeira.

A criação de novos negócios envolve certo grau de incerteza, por isso é natural que alguns empreendedores não sobrevivam.

A busca pelo empreendimento mais rentável está cada vez mais crescente no mundo globalizado. Isto porque, o fato de haver incertezas não necessariamente significa que se deva retroceder ou que não se possa pensar em expandir um negócio ou até mesmo abrir um negócio. No entanto, para que as oportunidades sejam aproveitadas é preciso analisar criteriosamente o mercado no qual deseja-se inserir um negócio e para tanto, identificar qual a melhor forma de se preparar para obter maior segurança neste ou até mesmo em empresas consolidadas. Um estudo de viabilidade econômica em que se busca avaliar a aplicabilidade do negócio e obter uma projeção do seu comportamento frente ao mercado se faz necessário.

No entanto, é necessário que estes profissionais, tanto os novos empreendedores, quanto os que já possuem experiências frente ao mercado, estejam preparados para enfrentar as dificuldades advindas de má gestão, mau planejamento, perante os concorrentes mais bem preparados, para que dessa forma, não cheguem a decretar falência e posteriormente fecharem suas portas.

Percebe-se nesse momento, que a atividade empreendedora que leva ao sucesso, possui alguns riscos associados. Uma possível saída e quantificação para estes riscos está apoiada na pesquisa e no conhecimento científico. O estudo de viabilidade de um projeto é utilizado no sentido de demonstrar ao empreendedor a importância de uma análise que precede a abertura do negócio, onde podem ser levantadas noções de riscos e pontos de sustentabilidade para o negócio. A ferramenta de análise de viabilidade econômica é de extrema importância devido ao fato de avaliar se um investimento terá retorno ou não para o investidor.

A análise da viabilidade econômica e financeira tem alguns pontos em comum independente do mercado a ser analisado, mas elas variam conforme a necessidade do empreendedor em obter informações a respeito do negócio que irá iniciar. Sendo assim, alguns indicadores mais analisados são: projeção de receitas; projeção de custos, despesas e investimentos; projeção de fluxos de caixa; ponto de equilíbrio; taxa mínima de atratividade; valor presente líquido; taxa interna de retorno; payback.

Os empreendedores, visando investir ou iniciar um negócio, necessitam tomar suas decisões mediante certa segurança diante de possíveis dificuldades. Para isso é indispensável que se tenham ferramentas que os auxiliem a descobrir quanto necessitam arrecadar para que tenham suas dividas sanadas e posteriormente lhe restarem seus devidos lucros.

Todo empreendedor para obter sucesso em seus investimentos deverá ser criativo e constantemente atualizar-se, desta forma, estará preparado para enfrentar o mundo dos negócios e as oscilações do mercado financeiro e produtivo.

Prof. Cláudio Kaiser - Graduado em Matemática e Física, com especialização em Física e Mestrado e Ciências e Matemática.